• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

Violência contra as mulheres é realidade vivida em Mal. Rondon-Matéria com Prof. Dra. Adriana do Val


Nesta segunda-feira (08/03), a Profa. Dra. Adriana do Val Alves Taveira, Orientadora Jurídica do NUMAPE/MCR, foi entrevistada pela Rádio Difusora (FM 95.1) para falar a respeito da violência doméstica e familiar contra a mulher em nossa Comarca, além dos desafios enfrentados pela rede de combate à violência durante o período de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus. A seguir, reproduzimos na íntegra, a matéria realizada pela Rádio Difusora, que também se encontra no link abaixo:

https://radiodifusora.net/violencia-contras-as-mulheres-e-uma-realidade-vivida-em-mal-rondon/


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Apesar do elevado índice de ocorrências policiais tendo elas como vítimas, a Orientadora Jurídica do Núcleo Maria da Unioeste, em Marechal Cândido Rondon, professora Adriana do Val Alves Teixeira, afirma que “as mulheres tem muito o quê comemorar nesta segunda-feira”.

Nesta segunda-feira, Dia Internacional da Mulher, a Polícia Civil do Paraná deflagrou uma operação que investiga crimes de violência contra as pessoas do sexo feminino.


A ação faz parte de uma operação conjunta desencadeada em todo o Brasil, com coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Segundo a Polícia Civil, desde o começo do ano, 1.500 denúncias foram investigadas no estado, resultando na prisão de 431 agressores.


Na operação, os policiais estão cumprindo mandados de busca e apreensão e de prisão.

Além disso, os agentes buscam armas, munição e outros objetos que podem auxiliar nas investigações.


Em Marechal Cândido Rondon, as mulheres são representadas pelo Núcleo Maria da Penha da Universidade Estadual do Oeste.


Esse núcleo realiza atendimento especializado e gratuito para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além de produzir materiais pedagógicos e pesquisas, atuando em diversos espaços sociais – como escolas, clubes, eventos e instituições – com oficinas, palestras e atividades sociopedagógicas que abordam a Lei Maria da Penha, a violência doméstica e os direitos das mulheres.


A professora de Direito da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, Adriana do Val Alves Teixeira, que atua como Orientadora Jurídica do Núcleo Maria da Penha, revela a realidade da violência contra a mulher no município:



Apesar dos muitos casos de violência, a professora Adriana do Val Alves Teixeira afirma que as mulheres têm muito o quê comemorar nesta segunda-feira:





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR