• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

UMA ATITUDE POR DIA - Ajude quem está em um relacionamento abusivo


Infelizmente, é recorrente em relacionamentos a presença de sentimento de posse, de ciúme, controle, manipulação. Mas nada disso pode ser considerado normal ou aceitável. Esses sentimentos fazem com que os relacionamentos se tornem cheios de abusos e violências. Isso ocorre por conta da naturalização da violência e da objetificação de pessoas – especialmente das mulheres – e das relações.


É preciso estar atenta aos primeiros sinais dos abusos e violências que ocorrem de forma sútil, e vão se tornando frequentes e de maior intensidade, criando um ciclo da violência no qual a mulher se encontra numa situação de enfraquecimento de sua autoestima e de culpabilização pela violência sofrida.


Muitas vezes é necessário fatores externos para romper com este ciclo. Por isso, ao ajudar uma mulher em situação de violência é fundamental que não ocorra julgamentos do tipo “como você aguenta tudo isso” ou que a inferiorizam ainda mais como “coitada”. É preciso oferecer um diálogo compreensível e dar apoio, fortalecendo a sua autonomia e autoestima para romper com o ciclo da violência em que se encontra, seja através da denúncia ou da decisão própria.


Oferecer ajuda para estas mulheres pode ser um grande passo para que elas saiam da situação de violência, mas isso não quer dizer que devemos nos calar diante de inúmeras situações de violência que presenciamos, qualquer pessoa pode realizar a denúncia pela Central de Atendimento à Mulher, no Ligue 180 e pelo Whatsapp 61 9 9656-5008.


#numapemcr #unioeste #leimariadapenha #16diasdeativismo #ligue180

5 visualizações0 comentário
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR