• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

Sobrecarga das Mulheres Durante a Pandemia da COVID-19

Você já deve ter escutado ou lido em algum lugar sobre a dupla/tripla jornada de trabalho feminina, mas você sabe o que isso quer dizer?


A dupla e/ou tripla jornada de trabalho faz parte da vida de milhares de mulheres que estão no mercado de trabalho e ao chegarem em casa ainda são as únicas responsáveis pelos afazeres domésticos. Essa condição afeta sobretudo mulheres negras, que ainda hoje possuem cargos mais inferiores socialmente devido ao racismo. Há ainda as mulheres que além de sua profissão e do trabalho doméstico também possuem uma rotina de estudos.


Com as medidas de contenção, como o fechamento de escolas e creches, isso tende a acentuar-se durante a quarentena. Isso ocorre porque vivemos numa sociedade que destina às mulheres desde o seu nascimento a função do trabalho doméstico e criação dos filhos. Nesse momento, elas estão sendo ainda mais sobrecarregadas com tarefas domésticas e cuidados com outros membros da família, o que acaba por elevar a carga de estresse. A quarentena evidencia os desafios que cotidianamente as mulheres enfrentam devido a desigualdade de gênero. É importante lembrar que todos somos responsáveis por nossos lares.


Portanto você que está lendo procure ser responsável para não sobrecarregar as mulheres com quem divide o seu lar.

0 visualização
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR