• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

QUARENTENA INFORMATIVA - Mulher, a culpa que tu carrega não é tua


Semana passada, nosso post da quarentena informativa trouxe informações sobre a tese da legítima defesa da honra, técnica (ainda que ilegal) muito utilizada como forma de absolver homens acusados de matar mulheres, em que se busca culpabilizar a vítima pela sua própria morte.

Nesta semana (03/11), nos deparamos com mais uma barbárie no sistema de justiça: uma jovem mulher vítima em processo de crime de estupro foi humilhada em audiência pela atitude cruel do advogado de defesa do réu, em que foi questionada pela suas roupas e poses em fotos postadas em redes sociais, como se isso justificasse qualquer violência, havendo omissão do juiz e do promotor de justiça ali presentes.

Tal situação apenas evidencia como o medo é mais um elemento que o patriarcado utiliza para que as mulheres permaneçam em silêncio diante das opressões que sofrem, uma vez que a ordem social vigente da superioridade masculina violenta mulheres das mais variadas formas: simbólica, física, psicológica, emocional, moral, sexual, patrimonial/econômica, institucional, midiática, cultural, obstetrícia e empregatícia. Há a reprodução de desigualdades (de gênero, raça, classe), contribuindo com a violação sistemática de mulheres.

Nessa perspectiva, não há como pensarmos uma sociedade justa sem refletirmos quais as causas e consequências da perpetuação da violência contra mulheres, havendo a necessidade urgente da mudança desse paradigma. Devemos buscar o ensino sob perspectivas antidiscriminatórias em todas as instâncias (ensino fundamental, médio, acadêmico), a construção de um plano político cultural plural e diversificado, responsabilizando nossas administrações municipais, estaduais e federal pela implementação de políticas públicas, em que os governos continuem a investir nelas e não no seu desmonte.

O NUMAPE-MCR reforça seu compromisso com o enfrentamento à violência e a promoção e defesa dos direitos das mulheres, buscando a erradicação e eliminação de todas as formas de violências contra as mulheres. Sigamos todas juntas!

#numapemcr #unioeste #justiçapormariferrer

3 visualizações
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR