• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

Outubro Rosa e o Autoexame


Neste mês em decorrência da campanha do Outubro Rosa, dedicada a conscientização e prevenção do câncer de mama, é muito comum ouvirmos falar do autoexame. Esse método consiste em apalpar os seios para identificar nódulos ou modificações na mama, auxiliando no diagnóstico precoce da doença. O toque das mamas é incentivado para que as mulheres possam detectar tumores benignos, mas não é considerado o principal método para a detecção do câncer. Nesse sentido, o autoexame não substitui o exame clínico realizado por um médico especialista.

Entretanto, tratar desse tema é também encorajar as mulheres ao autoconhecimento sobre seus corpos para que seja possível identificar alterações que, muitas vezes, podem ser suspeitas. Assim, estimular as mulheres a conhecerem seus corpos, independentemente de suas idades, é fundamental para saber o que não é normal e o que é em suas mamas e outras partes do corpo.

Historicamente, o autoconhecimento do corpo pelas mulheres se constitui num tabu, levando algumas mulheres a terem receio de tocar ou olhar para o próprio corpo. Além disso há também problemas de autoestima que incidem de forma mais intensa sobre as mulheres. O autoexame não se trata do principal meio de diagnóstico, mas é algo fundamental e deve ser incentivado, pois infelizmente, devido a erotização dos seios leva muitas mulheres a terem vergonha de fazer o exame de toque. Essa erotização dos seios e do corpo feminino de forma geral, podem fazer com que as mulheres se sintam desconfortáveis ao fazer o toque das mamas.

Por isso, falar sobre o autoexame além de estimular as mulheres a se sentirem mais confortáveis frente a suas mamas e aos seus corpos, também auxilia na identificação do que é comum e normal em seus corpos, prevenindo e cuidando da saúde não apenas das mamas, mas de outras partes do corpo.

As campanhas como o Outubro Rosa podem e devem ajudar na quebra desses preconceitos infundados para que as mulheres se sintam mais confiantes, confortáveis e familiarizadas com seus corpos, podendo prevenir-se não só de doenças como o câncer de mama, mas outros possíveis problemas de saúde.

Mulheres, procurem se tocar, se olhar e fazer o autoexame!

O texto foi desenvolvido com base nos seguintes materiais:

Vídeo Outubro Rosa e o Câncer de Mama










Autoexame ajuda a diagnosticar o câncer de mama? https://drauziovarella.uol.com.br/cancer/autoexame-ajuda-a-diagnosticar-cancer-de-mama/


Outubro Rosa: o que você precisa saber sobre câncer de mama?

https://naomekahlo.com/outubro-rosa-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cancer-de-mama/?fbclid=IwAR0aP6T4iy9opdj-mO99VnEdqG-1QHZkXrcJVT_Zu_uPGp3a2umVMjdNDFg

8 visualizações
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR