• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

O Debate sobre Saúde Mental é Fundamental para a Prevenção do Suicídio!


Falar de forma responsável sobre saúde mental é fundamental para a conscientização e auxilia na prevenção do suicídio, um problema profundo de saúde pública que constitui índices preocupantes. O contexto de pandemia e isolamento social que vivemos aprofunda os problemas de saúde mental que em muito já acometiam os sujeitos nas relações sociais. Uma vez que se refere a um assunto complexo e delicado é necessário que o debate sobre o suicídio seja feito de forma responsável, consciente e que busque promover conhecimento científico, desmistificando colocações do senso comum para criar estratégias efetivas de prevenção.

Por isso, criamos a pasta "Materiais sobre saúde mental" na Biblioteca Online do nosso site, contendo alguns materiais relevantes sobre a temática do suicídio e os assuntos que remetem a saúde mental. Os materiais disponibilizados foram desenvolvidos pelo Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, formado por psicólogos, profissionais da área da saúde e da educação, mestres e doutores que atuam para na área da saúde mental, automutilação, prevenção, intervenção e posvenção do suicídio. A equipe busca promover e levantar o debate sobre as temáticas do suicídio através de cartilhas e materiais pedagógicos e a partir de estudos científicos voltados para adolescentes, pais, professores e educadores.

No site do instituto é possível acessar esses materiais, eventos sobre as temáticas de saúde mental, cursos, palestras, bem como conhecer as demais atuações e a história da equipe que o compõe. Acesse e conheça o Instituto Vita Alere: https://vitaalere.com.br/


Nesse sentido, buscamos divulgar materiais com conteúdos responsáveis e comprometidos com o conhecimento científico para a promoção do debate com professores, pais, educadores sobre as questões de saúde mental que procuram estratégias de prevenção ao suicídio.

4 visualizações
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR