• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

Jogos pedagógicos como instrumentos de combate e prevenção à violência contra as mulheres


Os jogos pedagógicos constituem um recurso muito interessante para abordar com crianças e adolescentes temáticas fundamentais do ponto de vista dos direitos humanos e contribuir para a conscientização e o desenvolvimento de uma cultura promotora da igualdade de gênero e da não-violência.


A utilização de jogos concilia a vertente lúdica à pedagógica, o que traz várias vantagens para o processo educativo: propiciam o desenrolar de interações sociais que contribuem para uma aprendizagem dinâmica e colaborativa e para o desenvolvimento de competências sociais, intelectuais e emocionais; permitem vivenciar e questionar as problemáticas na primeira pessoa e refletir criticamente sobre elas; proporcionam divertimento a quem participa facilitando assim a aprendizagem, aumentando a motivação para aprender, fator preponderante em qualquer processo educativo.[1]


Além disso, o âmbito escolar se apresenta como local de disseminação de conhecimentos e os jogos podem figurar como instrumentos para a desnaturalização da violência contra mulheres e desmistificação dos processos violentos perpetuados em nossa sociedade.

A própria Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) prevê a promoção e a realização de campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres voltadas ao público escolar; a difusão da Lei e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos das mulheres; além do destaque, nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, para os conteúdos relativos aos direitos humanos, à equidade de gênero e de raça ou etnia e ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher (art. 8º, incisos V e IX).


Neste sentido, o NUMAPE/MCR, através de sua equipe pedagógica e jurídica, desenvolveu jogos sob a temática da violência contra mulheres, em que os/as jovens testam seus conhecimentos sobre relacionamentos abusivos, violência doméstica e os serviços de ajuda disponíveis na Comarca de Marechal Cândido Rondon.


O Núcleo obteve bons resultados da aplicação dos jogos, havendo boa receptividade das instituições de ensino e participação dos/das alunos/as, que conseguiram compreender a violência sob uma nova perspectiva e aprender mais sobre as orientações que devem ser tomadas quando estiverem ou souberem de que alguém que precisa de ajuda.


- Os jogos confeccionados pelo NUMAPE/MCR foram subsidiados pelo Programa Bem-Social, iniciativa da Vara dos Juizados Especiais da Comarca de Mal. Cândido Rondon.


- O NUMAPE/MCR se coloca a disposição para eventuais dúvidas sobre os materias.


FAÇA O DOWNLOAD DOS JOGOS PEDAGÓGICOS DO NUMAPE/MCR:


JOGO 01 - Conquistando direitos
.pdf
Download PDF • 2.04MB

JOGO 02 - DR - Maria da Penha
.pdf
Download PDF • 845KB

JOGO 03 - Trilha Maria da Penha
.pdf
Download PDF • 473KB


Fonte: [1] Coolkit – Jogos para a não violência e igualdade de gênero.

58 visualizações
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR