• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

CIRCUITO - "Preciosa: Uma História de Esperança"


[ALERTA GATILHO – VIOLÊNCIA SEXUAL E RACISMO]


O filme “Preciosa: Uma História de Esperança” se passa em 1987 e conta a história de Claireece Precious Jones (Gabourey Sidibe), uma jovem de 16 anos que vive no Harlem – Nova York. Mulher, pobre, negra e gorda ela convive com uma vida de opressão e violência desde muito cedo tanto em casa, quanto na escola.


No ambiente familiar, extremamente adverso, Preciosa convive cotidianamente com as agressões físicas e psicológicas de sua mãe e com a violência e o abuso sexual de seu pai. No ambiente escolar não é diferente, pois enfrenta diariamente a gordofobia, o racismo e a exclusão por parte de seus colegas.

Em sua segunda gestação, fruto dos abusos do pai, ela é retirada da escola e encaminhada a um projeto escolar alternativo que a acolhe. Ali, Preciosa conhece a professora Rain (Paula Patton) que a auxilia com todas as suas dificuldades não apenas em relação a escola, mas também pessoais.


O filme possui uma narrativa densa e pesada, mas nos convida a refletir sobre as consequências psicológicas e emocionais da violência intrafamiliar, além de abordar sobre temas como racismo e gordofobia.




0 visualização
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR