• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

Circuito NUMAPE - The Handmaid's Tale


A equipe NUMAPE/MCR indica esta semana a série The Handmaid’s Tale ou como também é conhecida O Conto da Aia. A série possui 3 temporadas e é inspirada na obra de Margaret Atwood de mesmo nome O Conto da Aia. Ela foi extremamente aclamada pela crítica, levando troféus em algumas premiações principais da televisão norte-americana como o Emmy e o Globo de Ouro.


A série aborda um futuro distópico em que as mulheres tiveram seus direitos políticos, sexuais e reprodutivos retirados e foram obrigadas a servirem unicamente como genitoras. A narrativa conta a história de um duro processo político de retirada de direitos a partir da perspectiva de June Osborn (Elisabeth Moss). Ela vivencia duramente essa nova realidade em que uma nova sociedade denominada República de Gilead, atravessada pelo fundamentalismo, se constitui após conflitos que dizimaram a classe política dos Estados Unidos.


Nesta sociedade, as mulheres não podem ter empregos, não podem ler, perdem seus nomes e identidades, não tem independência financeira, são vigiadas, não podem andar sozinhas dentre outras mais inúmeras privações sociais. Ali elas cumprem funções baseadas de acordo com a ideia socialmente construída de gênero sendo reprodutoras e responsáveis pelos cuidados da casa, enquanto os homens são livres responsáveis pelas decisões políticas da nação. Além disso, também é perceptível na série que imigrantes e pessoas LGBTs, por exemplo, tiveram seus direitos políticos retirados.


A justificativa para a constituição da República de Gilead é de problemas de saúde que deixam as pessoas estéreis, causando uma taxa de natalidade baixa. Por esse motivo, as mulheres férteis se tornam o bem mais valioso do país que devem trazer crianças para a sociedade.


A série a partir da perspectiva de Margaret Atwood, busca trazer à tona temas importantes como os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, direitos humanos, violência contra as mulheres, conservadorismo, intolerância num futuro que não parece estar muito distante de nossos dias.


Produzida pelo canal Hulu, a série está disponível na plataforma da Globo Play.

2 visualizações
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR