• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

Circuito NUMAPE - SOZINHAS: Violência contra as mulheres do campo


Nesta semana celebramos o dia da Marcha das Margaridas (12/08), um movimento de luta por direitos das mulheres do campo, da florestas e das comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. E hoje no Circuito NUMAPE, indicamos a reportagem multimidia “Sozinhas – violência contra as mulheres que vivem no campo”, produzida no ano de 2017 pelo Diário Catarinense.

A reportagem traz a história de mulheres trabalhadoras rurais que vivem no campo, no Oeste de Santa Catarina. Elas relatam suas histórias marcadas pela violência e pela dificuldade de sair de um relacionamento violento num local isolado, distante dos centros urbanos, onde a invisibilidade dos casos de violência doméstica tornam estas mulheres ainda mais vulneráveis. Uma das maiores dificuldades para romper com estes relacionamentos é o medo e a dependência financeira da mulher que muitas vezes não tem para onde ir, e assim se vê presa num ciclo de violência que parece não ter fim.

Precisamos nos conscientizar sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres do campo, para que elas tenham acesso aos seus direitos. O apoio de familiares e conhecidos pode ser essencial para uma mulher do campo que vive em situação de violência. Assistam a reportagem e conheçam a história dessas mulheres que superaram uma vida marcada pelas violências, mas que agora podem sonhar com novos rumos para suas vidas.


Veja o site exclusivo com mais histórias das mulheres entrevistadas e os bastidores da reportagem no site abaixo:

http://www.clicrbs.com.br/sites/swf/violencia_contra_mulheres_do_campo/fenomeno-invisivel.html

4 visualizações
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR