• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

[Circuito Numape] O Pessoal é Político


A indicação desta semana é o documentário brasileiro O Pessoal é Político, que retrata a Segunda Onda do Feminismo no contexto brasileiro, destacando os anos de 1975 a 1985 cujo período foi constituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década da Mulher.


O documentário busca evocar as especificidades das agitações feministas no Brasil, o qual vivenciava o terror da Ditadura Militar. Nesse contexto, a participação das mulheres foi notável, nas organizações políticas ou se apoderando de armas na luta armada contra o regime militar. Além disso, o filme demonstra a ação militante de esposas e mães na luta pela anistia por meio do Movimento Feminino pela Anistia, movimento social que teve papel fundamental na conscientização da importância da concessão da anistia para presos políticos e exilados.


Com o objetivo de relembrar a luta de milhares de mulheres e a potência da luta feminista, evoca eventos importantes para a História do Brasil como a participação brasileira na Conferência Mundial sobre as Mulheres na Cidade do México, assim como os eventos nacionais que vieram posteriormente, a fundação do Centro da Mulher Brasileira (nossa primeira ONG feminista), a publicação dos primeiros periódicos feministas em contraponto ao teor machista do famoso jornal Pasquim. Enfim, mostra o legado que estas mulheres deixaram para nós, como a Lei do Divórcio, o novo Código Civil e a reforma da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).


Nesse sentido, o documentário mostra mulheres na luta por direitos sociais e políticos num contexto repressivo para que nunca esqueçamos que nossa luta é constante.


O documentário está disponível no site Tamanduá TV.


#circuitonumape #feminismo #numapemcr #opessoalepolitico #unioestemcr

1 visualização0 comentário