• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

[Circuito NUMAPE] Mas Ele Diz Que Me Ama


A indicação desta semana será o livro "Mas ele diz que me ama..." da autora Rosalind Penfold. A obra retrata em formato de quadrinhos a história de Roz, uma mulher de 35 anos bem-sucedida profissionalmente e confiante que se apaixona por Brian num piquenique. Ele é um homem romântico e impulsivo, o que pode ser o sonho de algumas mulheres. Mas em pouco tempo ela começa a questionar e desconfiar dos comportamentos de seu companheiro que com pequenos gestos demonstra a sua obsessão, a sua necessidade de controle e o seu ciúme descontrolado.

A autora busca evidenciar através da história de Roz como se desenvolve um relacionamento abusivo que leva uma mulher a sair de um lugar de autonomia e confiança, para outro de medo, sofrimento e silêncio. O estilo de quadrinhos é o que auxilia Rosalind a construir o processo de um relacionamento violento, que vai de delicadas linhas até esboços bem grosseiros. Na obra, a autora consegue ilustrar como ocorre a destruição da autoestima e do amor próprio, as sabotagens diárias que levam ao sofrimento da companheira que tenta prever as vontades do parceiro e fazer de tudo para agradá-lo na tentativa de não ser ferida. O livro serve como um alerta da autora que preferiu utilizar os personagens para contar sua própria experiência de violência.

Esta obra como indicação de nossa equipe é uma forma de possibilitar que muitas pessoas possam identificar os possíveis abusos que sofrem em seus relacionamentos. Devido a violência doméstica ocorrer de forma cíclica, se trata de um exercício difícil quebrar o ciclo e questionar as ações do/a companheira/a dentro do relacionamento. Esperamos que o livro possa atender e induzir a reflexões e que possa auxiliar pessoas que vivenciaram e vivenciam relacionamentos violentos e abusivos.


O livro está disponível em nossa Biblioteca Virtual aqui no site!


1 visualização
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR