• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

[Circuito Numape] Direito das mulheres e injustiça dos homens




A indicação desta semana é o sexto episódio do Grifa Podcast – Feminismo Fora da Estante, que debate sobre a obra publicada em 1832 “Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens” de Nísia Floresta.


Nísia foi uma educadora, poetisa e escritora brasileira que se dedicou na busca pela emancipação política das mulheres através da educação exigindo que lhes fosse destinados direitos à instrução e ao trabalho. Aos 28 anos, ela abriu uma escola para as meninas que ficava localizada no Rio de Janeiro. Num momento em que as meninas e mulheres iam para a escola aprender costura, cuidados com lar e boas maneiras para ser uma boa mãe e esposa, em sua escola Nísia procurava ensiná-las gramática, escrita e leitura do português, francês e italiano, além de ciências naturais e socias, matemática, música e dança.


Neste episódio acompanhamos as principais ideias de Nísia Floresta para a emancipação das mulheres. Na obra, ela busca evidenciar os preconceitos contra o sexo feminino no Brasil do século XIX identificando suas origens na dominação portuguesa e desmitificando a ideia de superioridade masculina. Além disso, em sua obra é possível perceber sua defesa não apenas dos direitos das mulheres, mas também dos indígenas e dos povos escravizados.


Você pode encontrar este episódio e outros no Grifa Podcast disponível no Spotify.


#circuitonumape #unioestemcr #numapemcr #grifapodcast #direitosdasmulheres

0 visualização0 comentário
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR