• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

CIRCUITO - Eu Empregada Doméstica


A indicação de hoje é a fala no TEDx Talks São Paulo, de 2016, de Preta Rara. Professora de História, rapper e ativista brasileira, com uma trajetória que expressa muitas das opressões e limitações postas às mulheres negras em nossa sociedade arduamente desigual em classe, raça e gênero, Preta Rara aborda em apenas 16 minutos problemas que acompanham mulheres negras há séculos.


A fala, tão curta, é precisa em seu objetivo: causar incômodo. Incômodo que serve para revermos nossos privilégios, preconceitos, e nos conscientizarmos sobre a necessidade de sermos combatentes ativos do racismo e demais desigualdades que afligem a vida de tantas mulheres e homens negros em nossa sociedade, sem receberem a visibilidade devida.


A fala nos demonstra resistência e força, consciência e atitude. Preta Rara nos traz, em 2016, questões sobre a realidade que ainda aflige uma grande parcela da população de mulheres negras em 2020. Nos mostra, em uma frase dolorosa e impactante, que em séculos não avançamos tanto quanto julgamos, pois: a senzala moderna é o quartinho da empregada.


Confira a apresentação completa abaixo:


0 visualização
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR