• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180

Você provavelmente já ouviu falar no Ligue 180, mas você sabe o que é e para que serve?


A Central de Atendimento à Mulher, ou comumente conhecido como Ligue 180, é um instrumento com o objetivo de orientar as mulheres em situação de violência sobre seus direitos e sobre os serviços disponíveis para atendê-las conforme suas demandas. Criada pelo Governo Federal em 2005, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a Central é um número de utilidade pública com funcionamento de 24h por dia – de segunda a domingo, inclusive feriados – que pode ser acessado por mulheres de todo o país de forma gratuita.


A criação do Ligue 180 representa um avanço muito importante quanto à divulgação dos serviços da rede de atendimento e à garantia de acesso das mulheres à Rede. A Central proporciona uma maior visibilidades dos serviços da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de violência e a sociedade em geral, assim como funciona como uma porta de entrada para os demais serviços da rede. Além disso, ela também se assume como um instrumento de monitoramento da atuação das instituições do Estado, constituindo-se em uma fonte de informações importante sobre a qualidade do atendimento oferecido no serviços especializados e não-especializados, assim favorecendo a avaliação das políticas públicas de enfrentamento.


Assim sendo, a Central de Atendimento à Mulher ou Ligue 180 serve como um instrumento importantíssimo para as mulheres em situação de violência obterem informações sobre como proceder, quais serviços existem e quais elas podem solicitar em suas localidades.

0 visualização
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR