• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

25 de novembro - Dia Laranja: Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres


25 de novembro: Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres


O Dia Laranja é uma mobilização social de nível mundial criada pela ONU, que tem o objetivo de sensibilizar para a prevenção e eliminar a violência contra as mulheres e meninas do mundo.


Nesse dia, no ano de 1981, foi realizado o primeiro Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, em Bogotá (Colômbia) - no qual as mulheres denunciaram os abusos de gênero que sofriam no ambiente doméstico, assim como a violação e o assédio sexual por parte dos Estados, como a tortura e a prisão por motivos políticos. Em 1999, a ONU transformou o dia em uma data comemorativa internacional.


A data escolhida é também uma homenagem as irmãs Mirabal, conhecidas como “Las Mariposas”, estas mulheres eram ativistas de oposição ao regime ditatorial da República Dominicana, e por isso foram brutalmente assassinadas por ordem do ditador Rafael Trujillo em 25 de novembro de 1960.


Uma das irmãs, Minerva Mirabal, proferiu a seguinte frase poucos meses antes de sua morte: "Se me matam, levantarei os braços do túmulo e serei mais forte". Desde então, as irmãs Mirabal se converteram em heroínas nacionais, possuindo províncias em seus nomes, monumentos, museus, e peregrinações que a cada dia 25 de novembro.


Se o NUMAPE existe hoje, é porque estamos em um longo caminho histórico de mulheres que lutam por seus direitos. Neste dia 25 de novembro celebramos a força de todas as mulheres que lutaram por igualdade e justiça social no Brasil e no mundo, e que esta força sirva para seguirmos lutando por uma sociedade em que as mulheres tenham garantidos todos os seus direitos, e que possam viver suas vidas sem violência!



8 visualizações0 comentário
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR