• Núcleo Maria da Penha - NUMAPE | UNIOESTE MCR

10/12 Dia Internacional dos Direitos Humanos



No dia 10 de dezembro é celebrado internacionalmente o dia dos Direitos Humanos, data em que foi instituído a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948.


No senso comum se tem uma percepção equivocada sobre os direitos, no entanto, é essencial que saibamos reconhecer e entender suas funções e importâncias em nossa sociedade. Mas afinal, o que são os Direitos Humanos?


Resumindo, eles contemplam um conjunto de direitos básicos que são necessários para que toda pessoa humana possa viver de forma digna. Eles são, por exemplo, o direito à moradia, direito à saúde, direito à uma vida sem violência, direito à educação, direito à participação na política, direito à alimentação.


Contudo, a forma como nossa sociedade é organizada permite que inúmeras desigualdades ocorram, impossibilitando que esses direitos sejam de fato garantidos a diversos grupos sociais, como por exemplo, as mulheres em situação de violência, as pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, população negra e outras categorias entendidas como minorias.


A violência doméstica contra as mulheres, nesse sentido, é considerada uma violação destes direitos, uma vez que impede que as mulheres vivam de forma plena e livre da violência. Muitos são os motivos pelos quais estes direitos não são garantidos a todo o conjunto da sociedade, mas o primeiro passo é entender a

importância e a necessidade deles, desconstruindo as concepções equivocadas e lutando para que eles sejam garantidos por meio de políticas públicas, e principalmente, a partir de nossas ações cotidianas que tem um enorme potencial de reivindicação de mudanças.

4 visualizações0 comentário
Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR