Pedagógico

O Núcleo Maria da Penha - NUMAPE de Marechal Cândido Rondon, elabora atividades e materiais socioeducativos com foco nos temas: violência contra as mulheres; Lei Maria da Penha; relações de gênero; direitos das mulheres. A área pedagógica tem como objetivo principal a conscientização e prevenção da violência doméstica contra as mulheres. Para isso, buscamos trazer à comunidade da Comarca de Marechal Cândido Rondon, maior conhecimento e acúmulo de informações sobre o tema a partir de palestras, oficinas, cartilhas, jogos e conteúdo midiático.

A equipe pedagógica do Núcleo atua por meio de parcerias em projetos educacionais e em projetos próprios do NUMAPE, em vários espaços como escolas municipais, colégios estaduais, centros de referência, entidades sociais, clubes de bairros, e demais espaços públicos e coletivos. Além da atuação direta na comunidade, a equipe pedagógica em conjunto com a equipe jurídica, produz pesquisas científicas e materiais pedagógicos como jogos, cartilhas, conteúdo para imprensa local e conteúdo para redes sociais visando ampla divulgação de conhecimento e informação como forma de prevenir a violência e incentivar mulheres em situação de violência a buscarem ajuda. 

Profª. Drª. Carla Cristina Nacke Conradi é adjunta do Curso de História, coordena o Laboratório de Pesquisa e Estudo de Gênero - LAPEG e atua como coordenadora e orientadora pedagógica do Núcleo Maria da Penha - NUMAPE, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE de Marechal Cândido Rondon.  

Airlon Lucas Heck é graduado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e atua como bolsista egresso na área pedagógica do Núcleo Maria da Penha - NUMAPE de Marechal Cândido Rondon.

Alana Quadros é graduanda em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e atua como bolsista na área pedagógica do Núcleo Maria da Penha - NUMAPE de Marechal Cândido Rondon.

Núbia Caroline Sguarezi é graduanda em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e atua como bolsista na área pedagógica do Núcleo Maria da Penha - NUMAPE de Marechal Cândido Rondon.

O Núcleo Maria da Penha - NUMAPE preza por partilhar os materiais construidos por nossa equipe, para que demais educadores e interessados no tema possam utilizá-los, visando um maior alcance de discussões educativas sobre violência doméstica, gênero e Lei Maria da Penha, acessivel para diferentes faixas etárias.

Na pasta abaixo, estão disponibilizados o PDF das cartilhas produzidas pelo Núcleo, juntamente com os jogos DR Maria da Pena, Conquistando Direitos e Trilha Maria da Penha que podem ser impressos. Os arquivos estão nominados conforme o jogo ao qual pertencem e, na pasta, há um documento de instrução para aplicação de cada jogo. 

Nossa equipe se coloca à disposição em caso de dúvidas.

Jogos e Materiais Pedagógicos

Site desenvolvido pela equipe NUMAPE/MCR